Confec+ e Construmóbil: Expositores recebem orientações e dicas para fechar mais negócios nas feiras

Confec+ e Construmóbil: Expositores recebem orientações e dicas para fechar mais negócios nas feiras

Ter consciência de que cada edição de uma feira requer um planejamento que seja compatível com o cenário atual dos negócios e observar variáveis que influenciam na decisão de compra do ambiente empresarial. Essas e outras dicas foram o enfoque do workshop realizado nesta segunda-feira (17) para expositores das feiras Confec+ e Construmóbil. A atividade ocorreu na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), tendo como principal objetivo preparar as empresas para que tenham melhores resultados. O treinamento foi desenvolvido pelo paulista Fernando Lummertz, criador da Rede Feiras e especialista na preparação de profissionais e organizações para eventos de negócios.

Ele destacou a relevância da definição do foco, que pode ser vender, buscar parceiros de negócios, captar fornecedores e lançar um produto. “Ou, pode não ser nada disso. A empresa pode querer movimentar um estoque parado e faturar com isso. A estratégia depende de cada organização”, avaliou. A atividade também serviu para mensurar negócios a partir dos visitantes totais previstos. Numa simulação de um público de cinco mil pessoas, Lummertz exemplificou 1,2 mil que efetivamente entram no estande atraídos por algo, sendo que apenas  70%desses serão efetivamente abordados. Considerando etapas posteriores, como avaliar um material explicativo, sentar para conversar, receber ou fazer um contato posterior e fechar o negócio, pode representar 60 pessoas. Ao supor que esses 60 comprem a um ticket médio de R$ 5 mil, significa dizer que corresponde a R$ 300 mil de resultado da feira. “Se a margem de lucro é de 30%, gera limpo R$ 90 mil. Não se mede resultado do evento por quantidade, e sim por público qualificado”, afirmou.

Sugestões nas áreas de divulgação, tamanho e localização do estande, além de realizar ações “fora da caixa” e ter uma equipe alinhada com os propósitos da empresa na feira também fizeram parte da explanação. O workshop foi aprovado pelos participantes. O coordenador comercial da Fliegen, de Santa Clara do Sul, Tiago Schorr, disse que buscou o evento para se qualificar e atualizar, considerando que mesmo quem tem experiência de mercado precisa se adaptar a novas realidades. “Vamos colocar em prática na Confec+ muitas das informações, entre as quais a qualificação dos clientes e o direcionamento de produtos”, destacou.  Para Juliano Gerhardt de Souza, da JDS Automação Residencial, de Arroio do Meio, o treinamento foi válido para conciliar o melhor aproveitamento de sua empresa recém-criada e estreante no mercado. “Vamos fazer um estande criativo e no qual as pessoas possam experimentar a automação por controle de voz e dispositivos móveis”, adiantou.

Ambas as feiras ocorrem no Parque do Imigrante, em Lajeado. A Confec+ será de 15 a 17 de agosto e a Construmóbil 2019 de 25 a 29 de setembro e 03 a 06 de outubro.